O Palacete LOURENÇO DE MOTTA, também conhecido como Palacete Lobato Miranda, está localizado na Av. Nazaré, nº 582, o prédio foi construído no início do século XX, dentro do contexto da Belle époque, período áureo da economia amazônica, tendo destaque as cidades de Belém e Manaus. Neste período surgiram figuras importantes na região conhecidas como Barões da borracha, eram homens ricos que extraem o látex, para a produção da borracha, tão necessária para o seguimento da revolução industrial, sendo que nesse contexto histórico estava ocorrendo a segunda revolução industrial, e com o advento de carros, a borracha ganha ainda mais valor no mercado.
O Palacete Lourenço Motta possui uma arquitetura eclética, destacando-se traços neoclássicos, a divisão do palacete é constituída de duas partes: o porão e um pavimento térreo. Apresenta a entrada principal pela sua lateral, onde ganham destaque o portão de ferro e uma escadaria de mármore, na fachada também podemos observar um rico acabamento em lambrequim rendilhado de madeira recortada, que ornamentam os beirais do palacete. Apresenta esquadrias de madeira e vidro nas janelas, deixando um ar mais suntuoso, possui também guarda-corpo em ferro trabalhado.
A sacada do prédio apresenta nove colunas coríntias, que não servem para sustentação, mas para ornamentar, sendo as mesmas para se referir ao estilo grego antigo, onde a ordem coríntia apresentava uma evolução da ordem Jônica, justamente no quesito ornamentação.
O Palacete abriga atualmente o Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, sendo conhecido também como Museu do Judiciário, Museu Judiciário Estadual Desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes e Casa Amarela II.
Escolha a data abaixo e visualize a evolução da obra em 360º ao longo do tempo
Etapa 01
Etapa 02
Etapa 03